Curiosidade, entusiasmo e otimismo são uma boa bagagem para partilhar a aventura de um pequeno urso e de um pequeno tigre, e a sua peculiar viagem ao Panamá.
Tal como acontece nas viagens, por vezes, basta ver as coisas a partir de uma perspetiva diferente para ver mais além. Os nossos protagonistas vivem felizes na sua casinha junto ao rio, mas um dia, a corrente traz uma caixa que vem do Panamá. Logo começam a dar largas à sua imaginação e decidem lá ir, ao país dos seus sonhos.
O Panamá transforma-se num lugar ideal, onde tudo é diferente, maior e melhor. Juntos partem para lá com uma cana de pesca, uma panela vermelha e um patinho-tigre de madeira. Na sua viagem conhecem um rato, uma raposa, uma vaca, uma lebre, um ouriço e uma gralha, e, no fim, encontram o Panamá! Na realidade, o seu Panamá particular estava ali mesmo, mas eles não se dão conta disso. Para ambos é um lugar novo, o mais maravilhoso do mundo, onde retomam a sua vida feliz, simples e tranquila. No entanto, a sua viagem não é de modo nenhum absurda. Janosch nasceu em Hindengurb em 1931. É um clássico na Alemanha, onde publicou mais de 300 títulos e foi traduzido para mais de 70 línguas. Os seus primeiros livros infantis baseiam-se no espírito de liberdade e alegria dos ciganos. Mas o seu grande sucesso internacional chega em 1979 com este álbum. O relato utiliza o humor com inteligência e subtileza para humanizar os protagonistas e nos fazer refletir, enquanto a sua ingenuidade e otimismo nos fazem sorrir.